Se você sente no coração o desejo de fazer a diferença, o Acompanhamento Vocacional é o primeiro grande passo! Esse é o momento em que você entra em contato com os Servos da Caridade e começa a entender melhor o que significa seguir o caminho de Dom Guanella.
Durante essa fase, você será acompanhado por um animador vocacional, um que sacerdote que te ajudar a discernir se essa é realmente a sua vocação. É uma jornada de descoberta, onde você participa de encontros, faz leituras sobre a vida religiosa, preenche fichas vocacionais e, o mais importante, visita as comunidades e as obras guanellianas para entender de perto o trabalho que é feito.
Além disso, o animador vocacional visitará sua família para conhecer melhor sua realidade e, em alguns casos, você poderá viver por um tempo definido em uma comunidade religiosa, experimentando o dia a dia da vida religiosa comunitária. Esse processo é essencial para te ajudar a discernir sua vocação.
Se ao final dessa fase você sentir que esta é sua vocação, aí iniciarás a formação dentro do instituto, na fase do aspirantado, em uma casa formativa que é destinada para este fim. Como formando Guanelliano terás uma equipe multidisciplinar de formadores o acompanharão em seu processo.
Nesta fase, o jovem que está em busca de entender melhor sua vocação é acolhido por uma comunidade religiosa. Aqui, ele começa a fazer parte da vida em fraternidade, com o acompanhamento de um formador. É um momento de discernimento, ou seja, de decidir se este é o caminho que ele quer seguir.
Agora, o caminho fica mais sério. No Postulado, o jovem começa a se envolver ainda mais com a vida da Congregação. Ele participa do dia a dia da comunidade e se prepara para entrar no Noviciado. Este é o momento de entender a fundo a vocação e fazer uma escolha consciente: seguir esse caminho ou buscar outro. O Postulado geralmente dura pelo menos seis meses e é o início de uma formação mais intensa.
O Noviciado é o período mais intenso da caminhada formativa! É o momento em que o candidato se aprofunda no espírito de Dom Guanella, aprendendo mais sobre o carisma e a vida da Congregação e desenvolvendo sua mente e coração para seguir Jesus. Essa fase tem duração mínima de 12 meses e acontece em uma casa exclusiva para este fim. Aqui o acompanhamento é feito pelo mestre de noviços, um religioso experiente que o guiará nesta jornada.
No final do Noviciado, o religioso faz sua Primeira Profissão Religiosa dos conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência na Congregação dos Servos da Caridade. Esse compromisso, já representa a entrega total a Deus. A partir daqui ele já é um religioso de votos temporários, que precisarão ser renovados a cada ano, por no mínimo 3 e no máximo 9anos, ou até a profissão perpétua.
Depois da Primeira Profissão, o religioso continua sua formação, que pode seguir dois caminhos:
Aqui começa a fase prática! No Tirocínio, o religioso é colocado em contato direto com as obras de caridade e missão da Congregação. Ele vivencia de perto o serviço aos mais necessitados e continua seu crescimento pessoal e espiritual.
A caminhada não termina nunca! A formação é um processo para a vida inteira. A cada novo desafio, o religioso busca se parecer mais com Cristo, sempre aprendendo e se renovando. Na formação permanente, a ideia é continuar crescendo, sempre buscando a santidade e o serviço aos outros. Esta etapa acontece durante primeiros 5 anos de profissão perpétua para os religiosos, ou das ordens sagradas para os sacerdotes.
Depois dos primeiros votos e ao ingressar de vez na vida apostólica, o religioso recebe o apoio de um mentor experiente, que o ajuda a equilibrar sua vida missionária com sua vida espiritual. Essa fase é superimportante para garantir que o religioso siga firme em sua missão com paixão e responsabilidade.
Este é o caminho guanelliano de formação: uma jornada cheia de desafios, aprendizados e muito amor ao próximo, sempre inspirado pelo exemplo de
Gostou? Então entre em contato com nossos animadores vocacionais, ou preencha o formulário que entraremos em contato contigo.
Pe. Luís Ovelar: Região sul do Brasil. Tel: 051 99322-1048
Pe. Renan Rafael: Região Norte, centro e sudeste do Brasil. Tel: 011 913436671
Pe. Eli Marcel de Abreu: Paraguay. Tel. +595 986830355
"A vocação religiosa católica guaneliana é um chamado a servir os mais necessitados com amor e caridade."
Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.
Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados