Guanellianos no Brasil

A Congregação dos Servos da Caridade iniciou suas atividades no Brasil em 1947, ao aceitar o convite de Dom Antônio Reis, Bispo da Diocese de Santa Maria, para assumir a responsabilidade pelas atividades da Cidade dos Meninos, localizada em Camobi, bairro de Santa Maria (RS).

Antes disso, os padres Leonardo Mazzucchi, Roberto Paoletti, Antonio Turri e o irmão Pedro Banfi chegaram ao Brasil, desembarcando em Recife em 13 de agosto de 1939. Foram recebidos pela comunidade religiosa dos Capuchinhos em São Paulo no dia 17 de agosto do mesmo ano. Devido às dificuldades enfrentadas em São Paulo, o superior padre Leonardo Mazzucchi decidiu viajar para Buenos Aires com os padres José Trevisan, Giorgio De Cia e o irmão Ângelo Barlassina, que estavam a bordo do transatlântico Nettuno. Roberto, Antônio e Pedro seguiram o mesmo destino alguns dias depois, a bordo do navio Oceanea. Não era o momento, mas a intenção continuava viva.

A efetiva presença dos Servos da Caridade no Brasil começou em 24 de outubro de 1947, com a fixação dos padres José Trevisan e do irmão Ermenegildo Tosoni na Cidade dos Meninos em Camobi, Santa Maria – RS. Em 20 de dezembro de 1947, o padre Roberto Paoletti e o irmão Pedro Banfi assumiram o Educandário São Luís, em Porto Alegre, uma instituição destinada ao amparo de menores, fundada pelo casal Lydia e Luiz Moschetti. Em 29 de abril de 1949, a direção do Patronato Pão dos Pobres de Santo Antônio em Santa Maria também foi assumida pelos Servos da Caridade. Firmando assim sua permanência no Brasil.

Delegação Brasileira dos Servos da Caridade

A Congregação atua na América do Sul desde 1925, sob a Delegação da América do Sul em Buenos Aires, que também supervisionava as atividades no Brasil. Em 1947, o delegado Carlos De Ambroggi era responsável por promover o desenvolvimento da obra guanelliana no Brasil. Com a criação de uma subdelegação para o Brasil em 1950, a administração local tornou-se mais autônoma, com o padre Orlando Chiesa assumindo a subdelegação. Após a morte do padre Chiesa em 1958, o padre Luís Romanó tornou-se subdelegado até 1964, quando foi criada a Delegação Brasileira dos Servos da Caridade. Em 16 de abril de 1965, durante a reunião do primeiro Conselho da Delegação Brasileira, o padre Alessandro Cengia foi eleito delegado, com os padres Mário Tarani e Bruno Cranchi como conselheiros. O I Capítulo da Delegação Brasileira ocorreu em Canela (RS) entre 21 e 22 de maio de 1969.

Nossa Senhora do trabalho
411158461_6936717606444424_2068467007159759193_n

Província Santa Cruz

Em 5 de janeiro de 1972, foi criada a Província Brasileira dos Servos da Caridade. O padre Alexandre Cengia, delegado até 1971, tornou-se o primeiro superior da nova província, que foi oficialmente estabelecida após a reforma administrativa do instituto decidida no XI Capítulo Geral (1969-1970) em Roma. Em 18 de julho de 1973, ocorreu o I Capítulo Provincial. Em 1995, durante a III Assembleia Provincial realizada em Porto Alegre, a Província Brasileira dos Servos da Caridade passou a chamar-se Província Santa Cruz.

Provincia Latino Americana Nossa Senhora de Guadalupe

Após anos de estudos e preparação, em 2019, por decreto do Superior Geral, Pe. Humberto Brugnoni, a antiga Província Santa Cruz foi extinta e se uniu às outras três províncias latino-americanas. A saber:

  1. Cruz del Sur, que incluía Argentina, Paraguai e Chile.
  2. Nossa Senhora de Guadalupe, que abrangia Colômbia, Guatemala, México e Espanha.

A nova estrutura resultante é a Província Latino-Americana Nossa Senhora de Guadalupe, composta por sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, Mexico e Paraguai. A Espanha passou a integrar a Província Italiana.

Os primeiros superiores da nova província Foram:

Pe. Ciro Atanásio, Superior Provincial

Pe. Afonso Martínez Herguedas, 1º Conselheiro E Vigário

Pe. Mauro Vogt, 2º Conselheiro

Pe. Sérgio Rojas, 3º Conselheiro

Pe. Tiago Boufleur, 4º Conselheiro

Pe. Antônio Francisco de Melo Viana, 5º Conselheiro

ECONÔMO PROVINCIAL

Pe. Santiago Maria Antón

Assim nós Guanellianos continuamos expandindo a tenda da caridade pelo mundo conforme desejo de nosso Fundador.

Casas no Brasil

Porto Alegre

Educandário São Luís.

Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho

Colégio São Luís Guanella

Capão da Canoa

Escola Providencia.

Santa Maria

Paroquia São José do Patrocínio

Instituição Pão dos pobres.

Escola Ed. Infantil Pão Dos Pobres 

São Paulo

Recanto Nossa Senhora de Lourdes.

 
 

 

CEI Don Guanella.

Nais São Luís Guanella

Paroquia Santa Cruz.  

Carazinho

Patronato Santo Antônio.

Brasília

Escola Mãe da Divina Providência

Paróquia Santa Terezinha

Rio de Janeiro

Escola Patronato Nossa Senhora de Nazaré.

Paraná

Paroquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.