Home Institucional Dom Bacciarini, 90 anos de sua partida

Dom Bacciarini, 90 anos de sua partida

0
Dom Bacciarini, 90 anos de sua partida

Neste dia 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos os 90 anos da partida do Bispo guanelliano Dom Aurélio Bacciarini. É especialmente significativo que o 90º aniversário sua morte coincida com a solenidade, pois Dom Bacciarini ficou conhecido como o “Apóstolo do Sagrado Coração”, dedicando toda a sua vida e ministério à propagação dessa devoção e à caridade para com os mais necessitados. Sua trajetória inspira a Igreja e a Congregação dos Servos da Caridade, da qual foi o primeiro sucessor de São Luís Guanella após sua morte em 1915, e posteriormente bispo de Lugano.

Vale lembrar que a devoção ao Sagrado Coração é muito querida pelos Servos da Caridade, pois, no início, Guanella desejava que sua congregação levasse esse nome. No entanto, isso não foi possível, pois já estava em uso. Também neste dia, por devoção ao Sagrado Coração de Jesus, renovamos nossos votos de Pobreza, Castidade e Obediência.

Um pouco de sua história

Stefano Aurélio Bacciarini nasceu em 8 de novembro de 1873, em Lavertezzo, no cantão do Ticino, Suíça. Filho de Michele Bacciarini e Maria Sciarini, ingressou no seminário menor de Barlassina e continuou seus estudos nos seminários maiores de Lugano, Milão e Monza, doutorando-se em Teologia. Foi ordenado sacerdote em 12 de junho de 1897 e, após servir como pároco em Arzo e assistente espiritual no seminário menor de Pollegio, entrou em 1906 na Congregação dos Servos da Caridade, fundada por São Luís Guanella. Após a morte de Guanella, em 1915, tornou-se Superior Geral da congregação e, em 1917, foi consagrado bispo em Roma.

Durante seu episcopado na Diocese de Lugano, Dom Aurélio dedicou-se à renovação da vida religiosa nas famílias, à educação cristã das crianças e à reorganização da Ação Católica. Defendeu a presença do crucifixo nos espaços públicos e fundou, em 1926, o jornal católico “Giornale del Popolo”. Sua intensa caridade e atenção aos pobres consolidaram seu reconhecimento como o “Apóstolo do Sagrado Coração”. Dom Bacciarini faleceu em 27 de junho de 1935, data que hoje, 90 anos depois, coincide com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ele foi também sepultado na cripta da Igreja do Sagrado Coração.

O processo de sua canonização foi iniciado em 1947, e ele foi declarado Venerável pelo Papa Bento XVI em 2008, após o reconhecimento de suas virtudes heroicas. Atualmente, um milagre atribuído à sua intercessão está em investigação, etapa necessária para sua beatificação. Continuemos rezando para que o Senhor nos de mais um santo Guanelliano.

Oração pela Intercessão do Venerável Aurélio Bacciarini

Deus, Pai de amor infinito, pelo Coração de Jesus, teu Filho, revelaste o mistério do teu amor a cada um de teus filhos. Pelo teu poder, alivias nosso trabalho e sofrimento por meio do Espírito Santo. Que sejas louvado para sempre. Em tua misericórdia, enviaste à tua Igreja teu fiel servo, o Bispo Aurélio Bacciarini, para fortalecer a fé do teu povo como exemplo de tua compaixão pelos pobres e inspiração de esperança em seu longo sofrimento. Por sua intercessão, concede-nos, teus filhos, a graça que pedimos com confiança… Dá-nos força para aceitar e amar tua vontade, onde cremos firmemente que podemos encontrar nossa paz. Pedimos isso por Cristo, nosso Senhor. Amém.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor entre com seu nome aqui