História dos Guanelianos na Colômbia
Onde quer que os Guanellianos cheguem, o espírito do Bom Samaritano sempre os impulsiona a aliviar a dor daqueles que sofrem.
A história dos Guanellianos na Colômbia começa com a Paróquia Santa Lúcia.
Os primeiros passos dos Servos da Caridade – Obra Don Guanella na Colômbia foram dados com a intenção de se estabelecer no país por meio de uma paróquia. Eles visitaram várias cidades, e as primeiras visitas foram realizadas nas seguintes datas: 17 de outubro de 1981 pelo Pe. José Morelli; 15 de junho de 1983 pelo Pe. Bautista Omodei; 1º de abril de 1984 pelo Pe. Silvano Poletto; 17 de fevereiro de 1986 pelo Pe. Peppino Pulcinelli; e 10 de setembro de 1986 pelos padres Septtimo Zanella e Peppino Maffioli.
Finalmente, em 17 de fevereiro de 1987, chegaram à Colômbia, mais especificamente à cidade de Bucaramanga, decididos a fundar sua obra, os sacerdotes da congregação italiana “Servos da Caridade”, Reverendo Pe. Feliz Bordoni e Pe. Silvano Poletto Goldin. Eles imediatamente se reuniram com Dom Héctor Rueda Hernández, bispo diocesano, e com seu bispo auxiliar, Dom Isaías Duarte Cancino, para discutir a criação de uma nova paróquia.
Após explorar a região metropolitana, encontraram um terreno no município de Floridablanca, onde o Reverendo Pe. Feliz Joaquín Rodríguez já havia construído uma pequena capela. Em 24 de agosto de 1987, foi oficialmente estabelecida a Paróquia Santa Lúcia com a assinatura do decreto de fundação por Dom Héctor Rueda Hernández e Dom Isaías Duarte Cancino, acompanhados por diversas autoridades locais.
Hoje, a comunidade conta com a Paróquia Santa Lúcia, o Colégio Santa Lúcia, o Centro Educacional e Reabilitativo Don Luis Guanella e o Techo Fraterno Sagrada Família. Que Deus continue abençoando a missão guanelliana na Colômbia e no mundo.
O Centro Educacional e Reabilitativo Don Luis Guanella foi fundado em 7 de junho de 1988 pelos padres Silvano Poletto Goldin, Silvio Sperotto e o irmão Manuel Olivares, da comunidade religiosa Servos da Caridade. Em 2023, celebrou 35 anos de serviço educacional e reabilitativo para pessoas com deficiência intelectual leve e moderada, Síndrome de Down e Autismo.
Atualmente, oferece serviços em duas áreas principais:
Os serviços terapêuticos incluem Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Há também formação em valores humanos e espirituais, além de esportes, hidroterapia e expressão corporal. Mensalmente, uma Eucaristia é celebrada, e a “Escola de Famílias” é realizada.
Atualmente, o centro atende 55 “Bons Filhos” e conta com uma equipe de aproximadamente 18 pessoas.
O Colégio Santa Lúcia foi fundado no final de 1999 pelo Pe. Silvano Poletto Goldin, que iniciou a construção progressiva das salas de aula. Em 2000, o colégio já atendia todos os anos do ensino fundamental. Em 2003, o Pe. Cosmo Pedagna Stefanelli assumiu a direção e, em 2006, foi concluída a construção de mais dois andares, permitindo a expansão para o ensino médio. Em 12 de agosto de 2006, o colégio recebeu a autorização para oferecer educação formal nos níveis de pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
Em 2010, formou a primeira turma de técnicos em Assistência Administrativa, graças a um convênio com o SENA. Hoje, o colégio conta com cerca de 180 alunos, todos de caráter particular, com uma equipe de 16 pessoas.
O Centro Diurno Sagrada Família foi fundado em 1997 pelo Pe. Silvano Poletto Goldin como um refeitório comunitário para os mais vulneráveis. Com o tempo, o foco se voltou para os idosos. Atualmente, o projeto atende 40 idosos em parceria com a prefeitura de Floridablanca, oferecendo alimentação, enfermagem, atividades físicas, aulas de artesanato e momentos de oração.
A equipe do projeto conta com aproximadamente 6 pessoas.
Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.
Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados