
A missa festiva pelo Jubileu de Ouro de Dom Protógenes foi celebrada no dia 7 de dezembro, na Paróquia São José, em Chapada (RS), reunindo familiares, amigos, religiosos e fiéis para render graças a Deus por sua vida e ministério sacerdotal.
O Jubileu de Ouro de um sacerdote é, antes de tudo, um momento para render graças a Deus pelo dom do sacerdócio concedido à sua Igreja. Eucaristia e Sacerdócio são, pela própria instituição de Cristo na Última Ceia, inseparavelmente unidos: sem a presença do sacerdote, não há Eucaristia na Igreja. Pela imposição das mãos e pela oração consecratória, o sacerdote passa a agir “na pessoa de Cristo”, emprestando sua voz, suas mãos e seus gestos ao próprio Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.
A partir desta fonte, que é a Eucaristia, o sacerdote constrói sua espiritualidade e ação pastoral como ministro da Palavra, pastor e servidor. Ele é a presença amorosa de Cristo junto ao povo de Deus.
Dom Protógenes José Luft, membro da Congregação dos Servos da Caridade, guiou-se ao longo de sua vida pelo lema episcopal “Propter Caritatem” (“Por causa da caridade” – Fl 9), que sintetiza sua atuação e espiritualidade.
Protógenes José Luft nasceu em 6 de maio de 1949, em Palmeira das Missões (RS), filho de João Egydio Luft e Elisabetha Blondina Luft. É o quinto de uma família de sete irmãos. Desde cedo, esteve inserido na vida eclesial.
Fez o ensino primário na Escola São José, em Chapada (1956–1960), e cursou o pré-seminário no Patronato Santo Antônio de Carazinho, em 1961. O curso ginasial e colegial realizou no Seminário Cristo Redentor, em Santa Maria, na Cidade dos Meninos – Camobi (1962–1965), e na Casa Dom Guanella, em Canela (1965–1968). O noviciado foi realizado na Casa São José, em Canela (1966–1967). No dia 1º de março de 1968, emitiu os votos temporários na Congregação dos Servos da Caridade.
Estudou Filosofia no Educandário São Luiz, em Porto Alegre (1969–1970), e Teologia no Seminário Monsenhor Aurélio Bacciarini, em Roma (1971–1974). Em 1975, concluiu o Ano de Pastoral pela PUC Porto Alegre.
Foi ordenado sacerdote por Dom Nei Paulo Moretto, bispo de Cruz Alta, em Chapada, no dia 7 de dezembro de 1975. Iniciou seu ministério no sul do país, onde exerceu diversas funções pastorais e formativas.
Dom Protógenes foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Barra do Garças (MT) em 26 de janeiro de 2000, sendo ordenado bispo em 26 de março de 2000. Assumiu como bispo diocesano em 23 de maio de 2001. Após 25 anos de serviço episcopal, em 18 de outubro de 2023, retornou à Congregação dos Servos da Caridade, tornando-se bispo emérito.
Elevemos nossa gratidão ao Senhor por seus 50 anos de ministério vividos “por causa da caridade”. Que seu exemplo e testemunho atraiam mais operários para a messe de Jesus.
Parabéns, Dom Protógenes!
Seguem as fotos!

