
A imagem da Virgem Maria, Mãe da Divina Providência, foi exposta à veneração pública em 1732, na igreja dos Santos Brás e Carlos, em Roma. Em 1744, o Papa Bento XIV concedeu aos Padres Barnabitas a celebração litúrgica solene em sua honra, e os Sumos Pontífices recorreram a ela especialmente nos momentos difíceis.
São Luís Guanella a venerou com profundo afeto, dedicando-lhe a Congregação das Mulheres, à qual deu o título de “Filhas de Santa Maria da Providência”. Ele quis que ela fosse a padroeira de todas as suas obras, apresentando-a a nós como “Nossa querida Mãe”. No mundo guanelliano, celebramos hoje, 12 de novembro, aquele que é o dia de nossa padroeira principal.
Na vida de São Luís Guanella, são incontáveis as ocasiões em que a Mãe da Divina Providência interveio claramente em sua obra. Nos pagamentos dos trabalhadores, muitas vezes, no momento exato do acerto, apareciam inesperadamente quantias em dinheiro… promissórias eram perdoadas no próprio dia do vencimento, sem qualquer explicação. Consideráveis quantidades de alimento que chegava bem na hora do almoço, justamente no dia em que não tinha nada para alimentar os muitos assistidos da sua obra…
Guanella, porém, insistia em um ponto essencial: onde há pecado, a Providência não atua. Se alguma casa está sentindo a falta da ação da Providência, alguém está em pecado, deve se confessar e se converter. Se desejamos sua ajuda, precisamos buscar uma vida de santidade todos os dias.
Oração a Nossa Senhora da Divina Providência
Lembrai-vos, ó boa e misericordiosa virgem Maria, que nos fostes concedida para serdes nossa Providência. Cheios de confiança em vossa proteção, a vós recorremos pedindo auxílio em nossas necessidades. A vós confiamos nossas angústias. Protegei a Santa Igreja, a nossa pátria, nossas famílias e nossas comunidades. Amparai todos aqueles que já não sabem recorrer à vossa ajuda. Abri vosso coração tão bondoso às nossas necessidades; e porque sois nossa terna mãe, Senhora da Providência, acolhei benignamente as nossas preces. Amém!
Mãe da Divina Providência, rogai por nós!




